Brookfield Brasil | Relatório Anual 2016

Relatório Anual
2016

Desenvolvimento Sustentável

Entendemos que boas práticas sociais, ambientais, e de governança corporativa tornam nossos negócios mais produtivos e lucrativos.

Ao longo de nossa história de mais de 115 anos temos agido com responsabilidade socioambiental em todas as nossas áreas de atuação. Entendemos que boas práticas sociais, ambientais, e de governança corporativa tornam nossos negócios mais produtivos e lucrativos. Também buscamos desenvolver iniciativas filantrópicas que fortaleçam nossas bases nas comunidades em que fazemos negócios, garantindo que nosso modelo de negócios seja sustentável no longo prazo.

FOTO DE CIMA: EXPOSIÇÃO PABLO PICASSO PATROCINADA POR ARTERIS; FOTOS DE BAIXO DA ESQUERDA PARA DIREITA: ANTA (TAPIRUS KABOMANI) ANIMAL MONITORADO NA RESERVA NACIONAL DO JAMARI, RONDÔNIA E CRIANÇAS DO PROGRAMA ESTRELA DALVA. | Brookfield Brasil | Relatório Anual 2016 FOTO DE CIMA: EXPOSIÇÃO PABLO PICASSO PATROCINADA POR ARTERIS; FOTOS DE BAIXO DA ESQUERDA PARA DIREITA: ANTA (TAPIRUS KABOMANI) ANIMAL MONITORADO NA RESERVA NACIONAL DO JAMARI, RONDÔNIA E CRIANÇAS DO PROGRAMA ESTRELA DALVA.

Nossa atuação está amparada nos seguintes princípios:
• Bem-estar dos Funcionários:
Cumprir ou exceder todas as leis e normas trabalhistas aplicáveis nas jurisdições onde operamos, o que inclui respeitar os direitos humanos, oferecer salários competitivos, proporcionar ambientes de trabalho seguros e implementar práticas de contratação não discriminatórias e totalmente inclusivas. Seguindo um conjunto robusto de práticas de saúde e segurança do trabalho que são aplicadas em todas nossas empresas e operações em todo o mundo, estamos comprometidos com nível zero de incidentes graves de segurança em todas as empresas e ativos do portfólio. Nossas práticas nessa área excedem em muito as de mercado e da legislação e somos pioneiros e líderes nesse processo que está incorporado a todo nosso pessoal.
• Gerenciamento Ambiental:
Identificar formas de minimizar o impacto ambiental de nossas operações, utilizando peritos internos e consultores especializados, conforme necessário. Por meio de processos de identificação de riscos, treinamento incessante, colaboração com entidades voltadas à essa área e certificação das operações, buscamos os mais elevados níveis de gerenciamento de defesa do meio ambiente.

Reserva do Tamboré | Brookfield Brasil | Relatório Anual 2016 A Reserva do Tamboré é uma das maiores áreas de conservação em perímetro urbano do Brasil
• Envolvimento com a comunidade:
Buscar o engajamento com grupos comunitários potencialmente afetados por nossas ações para garantir que seus interesses sejam adequadamente integrados em nossas decisões.
• Governança, Ética e Equidade:
Operar com altos padrões éticos, conduzindo atividades de negócios em conformidade com os requisitos legais e regulamentares aplicáveis e nosso Código de Conduta e Ética nos Negócios.
• Cidadania corporativa:
Empoderar nossos funcionários para participarem e utilizarem nossos recursos e iniciativas, como forma de retribuição às comunidades em que operamos.
• Transparência:
Sermos acessíveis a todos e responder às solicitações de informações de maneira oportuna em nossas comunicações.

PROJETOS AMBIENTAIS

Além de produzir energia livre de carbono e com baixíssimo impacto socioambiental, mantemos e erimos aproximadamente 170 mil hectares de reservas ambientais em diversos estados brasileiros, em nossas operações florestais e de agropecuária; desenvolvemos programas e projetos que contribuem para a preservação e conservação da Reserva Biológica Tamboré, em Santana do Parnaíba, na Grande São Paulo, que conta com aproximadamente 3,7 milhões de metros quadrados, e é uma das maiores áreas de conservação ambiental em perímetro urbano no Brasil; desenvolvemos e mantemos o Parque da Babilônia dentro da cidade do Rio de Janeiro; adotamos rigorosas práticas sustentáveis de gestão e manejo, enquanto o uso de nossa madeira para produção de carvão vegetal que é carbono neutro e contribui para substituir na siderurgia o uso de recursos não renováveis como carvão mineral; Adotamos política de minimização de impacto em nossas obras, tanto naquelas urbanas, quanto em nossas rodovias, ferrovias, portos e linhas de transmissão.

No Estado de Rondônia, desde 2005 desenvolvemos um amplo programa de recuperação de mata nativa em áreas degradadas por atividade de mineração, na Floresta Nacional do Jamari. Essas áreas são mantidas fechadas e protegidas de qualquer intervenção e abrigam diversas espécies que são monitoradas. Nelas, já foram avistadas 229 espécies de aves, 115 espécies de répteis e anfíbios, 237 espécies de peixes e 29 espécies de mamíferos de porte médio e grande, dentre os quais estão: onça pintada, onça parda, tamanduá bandeira, cachorro do mato de orelha em pé (espécie rara em extinção), primatas, puma, porco do mato e jaguatirica.

CIDADANIA CORPORATIVA

Apoiamos, ainda, diversas iniciativas nas áreas de educação, cultura, saúde e meio ambiente. Desde o ano 2000 somos patrocinadores da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB). Fundada em 1940, a OSB é a mais tradicional orquestra do País e tem como missão disseminar repertórios, formar novas audiências e desenvolver talentos.

Por meio da Arteris, concessionária de rodovias da qual somos cocontroladores, patrocinamos em 2016 exposição inédita no Brasil de obras do pintor e escultor espanhol Pablo Picasso.

Na área de educação, temos o orgulho de patrocinarmos desde 2007 o Programa Estrela Dalva, que oferece assistência educacional para crianças superdotadas oriundas de comunidades de baixa renda na cidade do Rio de Janeiro. O programa consiste em dar suporte e preparar essas crianças para participar de exames de admissão em escolas de excelência no Rio, desenvolvendo o conhecimento geral dos estudantes como indivíduos e como cidadãos, estimulando suas capacidades criativas e cognitivas, bem como o pensamento ético.

Incentivamos e apoiamos, também, o envolvimento de nossos colaboradores em ações junto às comunidades em ações de apoio a diferentes iniciativas e organizações, como a Associação do Movimento de Compositores da Baixada Fluminense, a Casa Ronald Mc Donald, a Fundação do Câncer, o Hospital Mario Kroeff, os Institutos Pró-Criança Cardíaca, Reação e Refazer, além de programas educacionais na Comunidade da Rocinha e no Morro do Juramento e Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) em diversas regiões do Brasil.