relatório anual 2017

Colheitadeiras fazem a colheita de soja, enquanto máquinas na sequência realizam plantio de milho, em Sapezal, Mato Grosso.

AGROPECUÁRIA

OPERAÇÕES

Nossas operações agropecuárias englobam 269 mil hectares de terras, o que corresponde a R$ 3,3 bilhões em ativos sob gestão. Destinadas principalmente à produção de grãos, cana-de-açúcar e criação de gado, essas áreas estão distribuídas nos principais estados produtores e conectadas aos principais corredores de escoamento rodoviários e ferroviários brasileiros.

O ano de 2017 foi marcado por uma safra recorde no Brasil, com um aumento de aproximadamente 30% na produção total de grãos. A demanda global por soja continuou em expansão, liderada pela China, que importou 93 milhões de toneladas do grão em 2017, representando um crescimento de mais de 10% comparado a 2016.

A participação dos cinco portos do Arco Norte (localizados nos estados do Maranhão, Pará, Bahia e Amazonas) na exportação de grãos brasileiros subiu de 17% para 26% nos últimos cinco anos, o que também vem beneficiando o escoamento de grãos produzidos por nossas operações.

Nossa área plantada de grãos teve uma pequena redução de 6% na comparação entre as safras 2015/2016 e 2016/2017, para 75 mil hectares. No entanto, nossa produção atingiu cerca de 237 mil toneladas, crescimento de 20% na mesma base de comparação, refletindo expressivos ganhos de produtividade. Já a área dedicada à cana-de-açúcar teve aumento de 10%, para 22 mil hectares, com a produção nas áreas operadas pela empresa atingindo 274 mil toneladas, praticamente em linha com a safra anterior. Na atividade de pecuária, encerramos 2017 com 16,4 mil cabeças de gado vendidas, volume 6% acima do ano anterior. Como resultado desses fatores, nossa produção agropecuária fechou 2017 com uma receita líquida de aproximadamente R$ 256 milhões, 12% superior à registrada em 2016.

PERSPECTIVAS

Para a safra brasileira de grãos de 2018 é esperada uma leve redução de aproximadamente 4% na área colhida, após safra recorde em 2017. A soja deve continuar liderando a produção agrícola brasileira, respondendo por cerca de 50% do volume total de grãos produzido no País. Para safra 2017/2018, ampliaremos nossa área destinada à produção de grãos para 97 mil hectares, um aumento de 28% se comparado com a safra anterior.

Seguimos firmes em nossa estratégia de combinar aumento da produção com ganhos contínuos de eficiência operacional e com a conversão de terras para usos mais nobres (de pastagens para produção de grãos e cana-de-açúcar). Estamos atentos também a eventuais oportunidades de mercado para ampliarmos nossos investimentos e volume de ativos sob gestão no segmento.

Plantação de soja na Fazenda Bacuri, Tocantins.

Imagens da Fazenda Bacuri, Tocantins.